O Marco Comum Europeu de Referência para Línguas (MCER) é um padrão internacionalmente reconhecido para descrever o nível de proficiência em línguas estrangeiras, utilizado principalmente na Europa, mas também em outros países ao redor do mundo. Foi desenvolvido pelo Conselho da Europa e lançado em 2001.
O MCER estabelece uma escala de seis níveis de proficiência, desde o nível A1 (básico) até o nível C2 (avançado). Cada nível é definido por um conjunto de descritores de habilidades, como a capacidade de ler, escrever, ouvir e falar a língua, além de interagir em situações cotidianas e profissionais.
O objetivo do MCER é fornecer um quadro de referência comum para avaliar e comparar o nível de proficiência em línguas estrangeiras em toda a Europa, tornando mais fácil para os empregadores, instituições educacionais e indivíduos medirem e comprovarem suas habilidades linguísticas em um contexto internacional.
Abaixo estão os níveis descritos de forma geral:
Nível A1: Iniciante - É capaz de compreender e utilizar expressões familiares e cotidianas, assim como apresentar a si mesmo e outros.
Nível A2: Básico - É capaz de compreender frases e expressões relacionadas com informações pessoais básicas, assim como se comunicar em tarefas simples do dia a dia.
Nível B1: Intermediário - É capaz de compreender e se comunicar em situações cotidianas, como viagens e situações de trabalho, e também de produzir textos simples sobre temas conhecidos.
Nível B2: Intermediário avançado - É capaz de compreender textos complexos e comunicar-se em situações mais formais e profissionais. Também é capaz de produzir textos detalhados e argumentativos sobre uma variedade de temas.
Nível C1: Avançado - É capaz de compreender textos complexos em uma variedade de contextos, incluindo situações acadêmicas e profissionais. Também é capaz de comunicar-se de forma clara e detalhada sobre uma ampla variedade de temas.
Nível C2: Fluente - É capaz de compreender e produzir textos complexos e sutis, incluindo nuances culturais e figurativas, e comunicar-se com fluência em todas as situações, incluindo contextos acadêmicos e profissionais.
Comments