Espanha. Argentina. Chile. Quando o assunto são países que têm o espanhol como principal idioma, essas são as primeiras – se não únicas – regiões que surgem em nossas cabeças, não é mesmo? Mas, acredite: a lista é bastante extensa.
São exatamente 22 localidades, distribuídas por toda a América, Europa e na África, e donas das mais diversas culturas e costumes. Mas com um ponto muito importante em comum: são destinos com muita história e cultura, principalmente para aqueles que dominam ou admiram a língua espanhola.
Apesar das viagens estarem proibidas nesse momento, que tal já começar a planejar seus próximos destinos? Pegue o papel e a caneta – e, se possível, um mapa-múndi – porque vamos lhe contar logo abaixo!
Quais são os países que falam espanhol?
No continente americano
Argentina: conhecida por ter nuances próprias no dialeto, moradores da Argentina costumam falar a língua espanhola com mais agilidade e ritmo.
Bolívia: apesar do espanhol ser dominante na Bolívia, um dos idiomas mais antigos do mundo, denominado quéchua, é usado por aproximadamente 21% da população local e ainda carrega referências Incas na bagagem.
Chile: conhecido pelas suas belezas naturais, esse país tem aproximadamente 17 milhões de habitantes que falam espanhol como primeira língua.
Cuba: na ilha caribenha, a mistura de etnias é uma característica única e muito cultural. Ainda assim, a língua espanhola é quase unânime no país.
República Dominicana: já ouviu falar do espanhol dominicano? Sim, ele existe e normalmente é pronunciado de forma alta, rápida e bastante própria.
Colômbia: se tem espanhol dominicano, pode apostar, há espanhol colombiano.
Costa Rica: ah, espanhol costarriquenho também.
Honduras: em Honduras, a presença de dialetos indígenas ainda é forte, além da tradicional imigração árabe em algumas regiões, mas o espanhol continua sendo o idioma principal.
México: se você achava que a Espanha era o maior país de língua espanhola no mundo, viemos mudar seu pensamento, pois o México é o vencedor!
Peru: lembra do quéchua? No Peru esse dialeto também é bastante comum, além da presença de povoados que falam aymara na região Sul do país. Ainda assim, o espanhol é pronunciado por aproximadamente 84% da população nativa.
Paraguai: estima-se que 4.600.000 pessoas (a maioria) falam espanhol no Paraguai.
Panamá: Inglês, francês, árabe... Todas essas línguas são faladas no Panamá, mas o espanhol é dominado por cerca de 93% das pessoas que residem naquela região.
Nicarágua: nicaraguense-espanhol ou apenas Nicañol, prazer!
El Salvador: em El Salvador, o espanhol é o único idioma oficial.
Guatemala: novamente, o espanhol é o único idioma oficial deste país.
Equador: no Equador, o que não faltam são línguas nativas. Há mais de 10 dialetos diferentes, distribuídos por três regiões distintas (Espanhol da Costa Equatorial, Espanhol Andino e Espanhol Amazônico), mas a maioria dos moradores locais fala o tradicional espanhol.
Venezuela: e se no Equador já parecia muito, imagina na Venezuela... Por lá são mais de 40 línguas existentes. O espanhol, no entanto, continua sendo o idioma oficial do país.
Porto Rico: apesar de não ser considerada oficialmente um país ou uma colônia, a ilha de Porto Rico, pertencente aos Estados Unidos, também fala espanhol.
Uruguai: para fechar o levantamento (avisamos que era extensa), o Uruguai, localizado logo abaixo do Rio Grande do Sul do mapa mundi, também faz parte da lista de países que falam espanhol.
No continente europeu
Espanha: pois é. Parece mentira, mas apenas a Espanha tem o espanhol como língua materna, O território, inclusive, é considerado a “mãe do espanhol”, resultante do colonismo feito pelo Império Espanhol nos séculos passados.
No continente africano
Saara Ocidental: dos países pouco lembrados pela língua espanhola, o Saara Ocidental definitivamente é um deles. Localizado entre Marrocos e o leste da Argélia, a região africana se divide entre fluentes em árabe e espanhol.
Guiné Equatorial: Guiné Equatorial tornou-se em 1844, logo após um acordo feito entre Portugal e Espanha, o único país do continente africano a falar oficialmente espanhol. Hoje, já independente, isso se mantém.
Agora que você já sabe onde consegue comunicar em espanhol com facilidade e o planejamento das viagens pós-pandemia pode começar, temos uma pergunta para lhe fazer: como está o seu espanhol?
Enquanto não é possível viajar com segurança, não deixe de investir na educação para dominar essa língua estrangeira - e é claro que o Instituto Colón pode lhe ajudar. Aqui você pode aprender o espanhol culto e universal, respeitando as variantes do espanhol falado em diferentes regiões.
Com o objetivo de oferecer um ensino especializado e de qualidade, todo o material da escola de espanhol segue as diretrizes do Plano Curricular do Instituto Cervantes (instituição cultural pública que promove o ensino da língua espanhola, assim como a difusão da cultura da Espanha e da América Hispânica).
Entre em contato com o Instituto Colón e comece a aprender espanhol hoje!
Comments