top of page

Tudo sobre o diploma DELE: acabe com as dúvidas desse importante certificado da língua espanhola!



Em um mundo cada vez mais globalizado, se tornou importante não só aprender novas línguas, como também comprovar suas habilidades. E o diploma DELE é um dos principais certificados quando falamos da língua espanhola.


Se você quer agregar mais credibilidade ao seu currículo ou se está buscando uma oportunidade no exterior, o DELE pode ser a opção ideal. Continue a leitura e aprenda tudo sobre o diploma DELE!


O que é o diploma DELE?

Para saber tudo sobre o diploma DELE, primeiro precisamos saber o que é o DELE, não é mesmo?

Os diplomas DELE são títulos oficiais que certificam o grau de competência e domínio do idioma espanhol. Eles são outorgados pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha e possuem seis níveis diferentes:

  • Diploma A1 - Certifica competência linguística suficiente para compreender e utilizar expressões cotidianas de uso bastante frequente em qualquer lugar do mundo de língua espanhola.

  • Diploma A2 - Certifica que o candidato é capaz de compreender e utilizar expressões cotidianas de uso frequente para realizar intercâmbios simples sobre aspectos conhecidos e para descrever aspectos de seu passado.

  • ​Diploma B1 - Certifica a competência linguística suficiente para compreender os pontos principais de textos claros e em língua padrão sobre questões conhecidas; descrever experiências, acontecimentos, desejos e aspirações; explicar planos; e justificar opiniões brevemente.

  • Diploma B2 - Certifica a competência linguística necessária para entender as ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive se são de caráter técnico, e produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos.

  • ​Diploma C1 - Certifica que o candidato é capaz de interagir e expressar-se com desenvoltura ao processar uma ampla variedade de textos orais e escritos de âmbito social, laboral ou acadêmico.

  • ​Diploma C2 - Certifica a competência linguística necessária para desenvolver-se em situações que requeiram um uso elevado da língua e um conhecimento dos hábitos culturais que através dela se manifestam.

Os diplomas citados acima correspondem aos níveis de competência linguística estabelecidos no Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas.



Quais as vantagens em investir em um diploma DELE?

Assim como todos os outros investimentos que fazemos na nossa vida pessoal ou profissional, os escolhemos pelas vantagens que eles nos oferecem. Quando falamos do diploma DELE, não poderia ser diferente.


Com o diploma DELE, você terá benefícios como:

  • Obtenção de um título oficial que se corresponde com o nível de domínio correspondente do Quadro Comum Europeu de Referência para as língua;

  • Diploma com validade indefinida, ou seja, é uma qualificação para toda a vida;

  • Reconhecimento internacional por empresas privadas e públicas, assim como sistemas de ensino públicos e privados;

  • Maior facilidade de acesso aos estudos universitários e a obtenção de bolsas e postos de trabalho;

  • Melhor mobilidade geográfica dentro do âmbito acadêmico e profissional.

Como se inscrever no DELE?

Para prestar o DELE, você precisará encontrar um centro de exames DELE na cidade mais próxima. Em Ribeirão Preto, por exemplo, o Instituto Colón realiza as provas desde 2004.



Além disso, seus cursos de espanhol também oferecem uma preparação para o exame DELE, lhe ajudando com possíveis dúvidas ao longo do processo de se tornar um diplomado na língua espanhola. Entre em contato conosco e entenda como podemos lhe ajudar!

160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page